sexta-feira, 1 de maio de 2009

Instrumentos da comunicação institucional

   Lembrando que no composto da comunicação organizacional, há a comunicação institucional que é a responsável pela construção da imagem e identidade da organização, é preciso saber que ela é formada por instrumentos que juntos formam a comunicação. Esses instrumentos são:

* Relações Públicas
É através delas que há uma administração e um gerenciamento da comunicação, atua com todos os modos comunicacionais, criando assim uma credibilidade da empresa. Há um planejamento na comunicação organizacional para veicular os canais e assim abrir um dialogo e ouvir as necessidades e opiniões publicas.

* Jornalismo empresarial
Forma junto com RP e publicidade/propaganda o tripé organizador dos fluxos de informações sobre as organizações, é uma subárea especializada na atividade jornalística.

* Assessoria de imprensa
Dá-se através de estratégias e planejamento e é uma ferramenta essencial para obter informações, através da opinião pública e da mídia.

* Publicidade/Propaganda institucional
Divulgação das ações da organização, transmissão de como ela é e fixação dos conceitos institucionais, qual conteúdo deve ser informativo.

* Imagem e identidade corporativa
A imagem de uma organização contruibui para a sua identidade corporativa. A diferença entre elas é que a imagem é o que o publico pensa a respeito da organização, já a identidade é o que realmente a organização é, faz e diz. A identidade corporativa desenvolve-se por: Comportamento, Comunicação, Simbolismo, Personalidade.

* Marketing Social
Está vinculado ás questões sociais. Não somente ligados ao que é lucrativo, mais também em idéias, práticas e programas sociais. Se dá através de campanhas publicas e esta relacionado a conscientizar a sociedade.

* Markting Cultural
É uma estratégia comunicacional, que está relacionado com a produção e o patrocínio da cultura.

* Editoração multimídia
É necessário um cuidado especial e tratamento tecnológico e profissional, em todos os produtos comunicacionais, sejam eletrônicos, digitais, impressos, etc.

   Há uma necessidade de demonstrar que a comunicação integrada, sendo estratégica, orienta a comunicação gerada pelas organizações e para o desenvolvimento delas na sociedade atual.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Se todos esses elementos estiverem com objetivos integrados e a Comun. Intitucional esteja trabalhando junto com as outras subáreas da Comun. Integrada, a comunicação na organização será muito melhor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, antes de mais parabéns pelo seu blog,

    Tenho algumas dúvidas relativamente a esta área que gostaria que me esclarecesse se possível:

    Comunicação Institucional é o mesmo que comunicação organizacional ou a segunda é só uma das áreas da primeira?

    Como se pode conhecer a realidade organizacional de uma organização e identificar os seus problemas?

    e finalmente, como se avalia a eficácia da comunicação institucional instituída?

    eu percebo a importância, mas foram algumas perguntas que me surgiram quando vim dar neste blog.

    Um abraço e parabéns pelo seu blog. Pena que tenha chegado ao fim

    ResponderExcluir