quinta-feira, 14 de maio de 2009

O pensamento da Escola de Montreal

   Escola de Montreal é uma Universidade localizada no Canadá. Essa escola propõe um novo olhar sobre a comunicação organizacional e tem como principal estudioso James Renwich Taylor.
   Podemos afirmar que a Escola de Montreal é uma teoria comunicacional das organizações, e tem como principais características: estudar as organizações através da comunicação, é uma abordagem interpretativa da comunicação organizacional, envolve processos de interação e organização social e tem como grande importância as conversações.
   Para a Escola de Montreal a interação entre as pessoas acontece através da comunicação, e portanto é na conversação que a ação de organizar acontece.
   No Brasil, essa teoria ainda é rara, ao invés das organizações serem analisadas através da sua comunicação, ela é analisada através de seus processos administrativos, da gestão.
   Com certeza a teoria de Montreal mostra-se um processo comunicativo mais estratégico para obter-se comunicação eficaz nas organizações. Portanto o nosso país deve estudá-la mais para poder adotá-la em suas organizações.
   Para encerrar, uma frase de James R. Taylor, que esclarece que as organizações se formam através da comunicação.

  " A comunicação organizacional refere-se ao estudo de como as pessoas se organizam por meio da comunicação e como, dialeticamente, a comunicação faz com que as pessoas se organizem naturalmente."

Um comentário:

  1. Olá,

    Realmente essa teoria é muito interessante, uma pena que aqui no Brasil ainda não seja tão aplicada nas organizações.

    Abraços

    Marina Almeida

    ResponderExcluir