terça-feira, 26 de maio de 2009

Case

Programa ECO: Encontro de Comunicação e Orientação
Caterpillar Brasil S.A. – Organização: Fábio França

Objetivo

    A Caterpillar Brasil S.A. tinha como objetivo estabelecer um canal de comunicação entre a alta administração e seus funcionários, realizando algumas reuniões. Seria um evento para integrar ambos os lados da organização, “entre a comunicação hierarquizada e a comunicação informal”.
    Foi realizado um planejamento para que alcançassem os seguintes objetivos: promover uma comunicação eficaz em todos os setores; facilitar os relacionamentos para que influenciem na satisfação pessoal no trabalho e despertar o interesse pela organização e na responsabilidade de execução de suas tarefas diárias.

O Nome

    No início tiveram certa dificuldade para a escolha do nome do programa, que representasse todos os objetivos. Após vários temas decidiram por Encontro de Comunicação e Orientação, que produzia a palavra ECO, por ser um nome fácil e por representar um retorno, feedback dos funcionários.
    Pensaram também em criar um símbolo, um mascote para o evento. Seria um boneco estilizado, com um macacão de operário em cores próximas ao amarelo, pois facilitaria com a identificação do logo da empresa.

A Estrutura

    O programa foi dividido em quatro partes: abertura, palestras, a palavra do Presidente e temas motivacionais. Tudo isso serviria de apoio para incentivar e informar os funcionários, para que todos se sentissem à vontade na presença da diretoria da Caterpillar e compreendessem todas as informações.
    A cada ano elegia-se um tema. No primeiro “ECO”, em 1980, os temas foram: Fábricas e Produtos; Qualidade e Eficiência; Segurança e Comercialização de Produtos. Já no terceiro “ECO” o assunto abordado foi a crise mundial e seus reflexos nas atividades da companhia. No quinto programa optaram por palestras e um painel de perguntas e respostas.
    A Caterpillar, a cada ano fazia um levantamento de opiniões dos funcionários, para saber suas expectativas, por meio de questionários e entrevistas.

Resultado

    O Encontro de Comunicação e Orientação pôde ser considerado eficiente na integração da alta administração da empresa com os demais funcionários e na melhoria dos relacionamentos. Durante os cinco anos analisados, pode-se perceber uma grande evolução da comunicação interna da companhia.

Case na íntegra: http://www.conrerp2.org.br/index.php?mact=News,cntnt01,detail,0&cntnt01articleid=282&cntnt01detailtemplate=POP&cntnt01returnid=117
Fonte da Imagem: http://www.kmat-consulting.com/About_Us/Brad_Carpenter/Caterpillar-logo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário