terça-feira, 12 de maio de 2009

Entrevista - Elaine Lima de Oliveira

     Elaine Lima de Oliveira, relações públicas, presidente do Conselho Regional de Profissionais de relações Públicas 2ª Região São Paulo e Paraná, membro consultor da Comissão de Direito na Sociedade de Informação da OAB SP, especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA/ USP e professora nos cursos de Comunicação Social e de Marketing da FAAT, concedeu no dia 07 de maio de 2009, a seguinte entrevista:

      Qual o conceito que você dá para Comunicação Organizacional?
    Para mim comunicação organização é toda comunicação que se dá no campo das organizações e que reúne os diversos saberes da área: relações públicas, publicidade, propaganda, jornalismo, de forma integrada e planejada, buscando o melhor posicionamento da empresa junto a seus diversos públicos.

      Você acha que há algum conceito geral sobre Comunicação Organizacional? Quais são as características? Se não tiver, o que falta para isso acontecer?
    Bem, um conceito único talvez não haja. Mas há sim um consenso nessa linha de entendimento, ou seja, da integração das áreas de comunicação no “guarda-chuva” da comunicação organizacional. O que muda muitas vezes é nomenclatura.

      Quais as características mais importantes para ter uma comunicação excelente numa organização?
    Identificação clara dos públicos estratégicos da instituição e nível de interferência que eles exercem sobre ela; políticas sólidas de comunicação voltadas à transparência, ética e eficiência; envolvimento de todas as áreas no processo de comunicação, sob coordenação direta da área de relações públicas; comprometimento dos decisores da empresa com os objetivos de comunicação – sem isso nenhum plano é viável.

      Qual a parte da comunicação organizacional você considera mais promissor para estudo?
    Para mim particularmente é sempre interessante estudar as relações possíveis no âmbito da organização e o impacto que elas podem exercer no posicionamento da instituição no mercado e junto à opinão pública. O público interno também merece atenção especial, pois é ele quem cumpre a promessa gerada pela propaganda, portanto deve estar disposto a ser aliado da empresa em seus objetivos. E as possibilidades de ações para que se alcance este comprometimento são cada vez mais desafiadoras e complexas, demandando um nível cada vez maior de preparo dos profiussionais de RP.

      Na sua opinião, qual a importância da comunicação organizacional nas empresas brasileiras?
    É fundamental, pois a comunicação acontecerá de qualquer maneira – as pessoas estarão sempre se relacionando e formando percepções, impressões, opiniões e agindo de acordo com elas. Se for bem gerida, a comunicação organizacional potencializa os esforços da empresa e ajuda-a a alcançar seus objetivos com vantagens. Se mal gerida pode acarretar em crises com a opinião pública e danos à imagem institucional com sérias consequências à suas operações. Muitas vezes ameaçando sua perenidade.

      Qual a diferença entre comunicação organizacional e Relações Públicas?
    Relações públicas compõem uma das áreas que englobadas pela Comunicação Organizacional, sendo responsável pela gestão dos relacionamentos entre organização e seus diversos públicos – o que nem sempre se dá somente por meio de ações de comunicação, ao menos não a comunicação midiática diretamente. Outras estratégias voltadas à mudança de atitude e de comportamento são utilizadas por RP para formar uma identidade verdadeiramente positiva que, por sua vez, refletirá na melhor imagem junto à opinião pública.

      O que consiste no processo de planejamento de uma comunicação estratégica?
    Para que a comunicação seja de fato considerada estratégica é preciso:
- definir de forma clara a missão, a visão e os valores da organização, e certificar-se de que eles estejam claros e incorporados por todos os que compõem a empresa.
- mapear e classificar os públicos da empresa (saber quem são, o que pensam e como intereferem na organização)
- estabelecer uma estrutura de recursos humanos apta para planejar e executar a comunicação da empresa com competência
- nunca perder de vista os objetivos da empresa e o senso de ética e de pertencimento a uma estrutura maior – a sociedade em organização está inserida.

      Dê exemplos de canais que apresentem conhecimentos em comunicação organizacional e de relações públicas (blogs, sites, livros, newsletter eletrônica, entre outros..)
    Há uma vasta bibliografia nacional e internacional que trata do tema e que compõe a bibliografia básica de qualquer curso de Relações Públicas. Em complemento a isso eu poderia citar alguns canais que têm se destacado na pesquisa e disseminação de conteúdo sobre o tema, além de abrir espaço para debate e troca de informações entre acadêmicos e profissionais de mercado. Nesta seara podemos destacar o Portal Universo Rp, que vem com uma proposta diferenciada de discussão sobre a profissão em suas diversas vertentes e interações (www.universorp.net). Há também quem já seja veterano na geração de conteúdo, como a Mega Brasil (www.megabrasil.com.br), a Aberje, a ABRP-SP, o Mundo RP e tantos outros. Não posso deixar de fazer um destaque claro para ao site do Conrerp 2ª Região, que foi reformulado ano passado e este ano ganhou um boletim eletrônico semanal (para conhecer e se cadastrar para receber o boletim acesse: www.conrerp2.org.br).

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