segunda-feira, 18 de maio de 2009

Modelo de Interação Comunicacional Dialógica

            O modelo que foi baseado na teoria de ação comunicativa e com o modelo de comunicação simétrica de mão dupla de James Grunig, é sustentado em duas bases: a empírica (dados obtidos a partir da pesquisa) e teórica (estrutura-se a partir das teorias e dos paradigmas do campo da comunicação). Pretende-se através dela a reflexão sobre o espaço comum estabelecido no modelo e enfatiza os processos dialógicos e relacionais que caracterizam a comunicação e a interação entre os atores sociais e as organizações.

Modelo de Interação Comunicacional Dialógica


   É possível observar que há uma exposição de interesses que tornam o espaço comum um espaço de troca entre interlocutores (a organização como um dos interlocutores do processo comunicacional), sendo assim a organização tem uma interação interna e externa. Além disso, está baseada na relação com outras áreas de comunicação, para conhecer os diversos fenômenos comunicacionais e a relação às outras ciências.
   Para concluir, é importante perceber a importância do modelo de interação comunicacional dialógica e distinguir os momentos de interlocução nos processos comunicacionais, ao se entender a comunicação como um processo de interação em que estão envolvidos interlocutores no meio do contexto. O modelo fala também sobre o espaço comum e que é nele que acontecem as trocas entre interlocutores.


Fonte da imagem: http://www.rp-bahia.com.br/ivone.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário