quarta-feira, 6 de maio de 2009

As Barreiras

O processo de comunicação nas organizações é essencial para que elas se relacionem e interajam com seus públicos. Sabe-se que para ocorrer efetivamente este processo, são necessários alguns elementos como: emissor, receptor, mensagem, meio e feedback. Se algum destes elementos não funciona corretamente, provavelmente ocorrerá a falta ou a má qualidade da comunicação e como consequência sérios problemas e crises na organização.
     Muitas vezes as pessoas são surpreendidas por novas informações, mas são as últimas a saber. Isso acontece pois houve uma falha em algum dos elementos da comunicação. Para entender os ruídos, todos os departamentos da empresa devem discutir sobre os rumores que ocorrem na organização. É necessário conhecer o cenário, os fatores que influenciam a cultura organizacional para que haja uma comunicação eficaz.
     A área de comunicação deve se unir à alta administração para providenciar mudanças, realizando discussões, informando e comunicando. A informação deve ser compartilhada com todos os membros da organização, para garantir a harmonia e para que não ocorram os ruídos que podem prejudicar a imagem da corporação. As barreiras encontradas podem ser econômica, geográfica ou de poder, mas a principal está no ser humano, quem geralmente as cria. E é ele mesmo quem as deve transpor.
     Duas das principais estratégias para concretizar a comunicação com qualidade, segundo Torquato são: planejar a comunicação de forma sinérgica e integrada e acreditar na comunicação como um poder organizacional. Atualmente a informação deve ser compartilhada, pois ajuda a integrar todos os departamentos, para que trabalhem de uma mesma forma, com o mesmo objetivo, utilizando o mesmo discurso. A comunicação se torna importante para que a organização se torne conhecida, seja transparente e consiga criar uma boa imagem perante a sociedade e seus públicos.


Fonte do texto: http://www.comtexto.com.br/convicomcomunicamarciogoncalvesbarrreiras.htm
Fonte da imagem: http://profissionaisdofuturo.blogspot.com/2008/08/barreiras-da-comunicao-verbal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário