quinta-feira, 7 de maio de 2009

Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica


   O professor Wilson da Costa Bueno expressa toda a sua opinião sobre a comunicação interna nas empresas brasileiras em seu livro Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica. Na opinião dele o debate tem que ser democratizado dentro das organizações, para ter uma comunicação de duas mãos, ou seja, as empresas têm que se preocupar com o feedback vindo dos seus funcionários.
   No livro, o autor cita que a comunicação integrada e a estratégica são usadas incorretamente nas organizações, pois existe ausência de transparência, ética e cidadania. Com isso, as grandes empresas cometem equívocos que podem comprometer a sua própria imagem.
   Na opinião de Bueno, a comunicação interna no Brasil é autoritária, desigual e injusta, isto é, se os funcionários não fizerem o seu trabalho corretamente, a demissão está garantida. Ainda na visão do autor, as organizações estão longe de serem socialmente responsáveis. Para ele não basta apenas doar dinheiro ou cesta básica, para ser sustentável e socialmente responsável é preciso muito mais que isso.
   A obra ainda ressalta que os professores das universidades têm que orientar bem seus alunos para que eles modifiquem a comunicação empresarial no Brasil, para ajudar na formação de cidadãos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário