quinta-feira, 30 de abril de 2009

O impacto da sociedade em tranformação




A comunicação organizacional deve ultrapassar uma visão somente informativa e instrumental, para outra, priorizando os relacionamentos com os públicos.


Conforme isso, a sociedade tranforma-se(tecnologicamente e produtivamente) e as organizações moldam-se para atender as novas necessidades e interesses pois impactam tanto nas estretégias de negócio, quanto no gerenciamento de relacionamentos.


Ao compararmos a sociedade hoje e de tempos atrás, atualmente, a sociedade se impõe mais, critica, emite mais opiniões, briga pelo seu direito como cidadão. Literalmente o oposto de outras gerações. Hoje, pensar na gestão da comunicação nas organizações com base nos paradigmas clássicos, atualmente não é estratégico.




Post baseado na aula sobre o capítulo 1 do livro “O que é comunicação estratégica nas organizações? , das autoras: Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Case

   O case que será apresentado aqui foi desenvolvido para o ITAÚ Seguros pela profissional Cátia Ribeiro que está entre os vencedores do Prêmio Nacional de Opinião Pública de 1997 na categoria Responsabilidade Social.
   Esse case foi desenvolvido para o projeto patrocinado e apoiado pelo Itaú chamado “Doutores da Alegria”. Enquanto estudava o projeto, a empresa descobriu que a maioria de seus concorrentes investia em grandiosas ações de marketing e ignoravam projetos sociais que ajudassem a sociedade ou grupos específicos dela.
   Para quem não conheci, os doutores da alegria são a versão brasileira do programa norte-americano “Clow Care Unit” que foi introduzido em nosso país em 1991 por Wellington Nogueira. Logo no início, o programa foi procurar patrocínio em um grande conglomerado financeiro, e eis abaixo a resposta do gerente de marketing do local: “Seu projeto é interessante, mas a criança doente não vai abrir conta no meu banco, compreende? E também, nós procuramos trabalhar com um público classe A”.
   Devido a essa falta de atenção que era dada aos “doutores”, a Itaú acabou desenvolvendo esse projeto. Tudo começou com, um plano de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa que foi criado para informar a parceria entre o Itaú Seguros e os Doutores da Alegria. Foi enviado a 800 lideres de opinião malas médicas especialmente produzidas com nariz de palhaço incluso. Enquanto fotos e noticias eram enviadas para a divulgação jornalística. No dia 24 de dezembro de 1994, véspera de natal, foi ao ar para mais de 80 milhões de telespectadores o programa “Gente que Faz”, patrocinado por um grupo financeiro concorrente, o Bamerindus.
   Essa estratégias especificas com a comunidade médica e setores de Relações Públicas das entidades envolvidas são mantidos até hoje, assim como um trabalho de pesquisa orientado por uma psicóloga e aplicado aos artistas e público atendido pelo programa.A Associação dos Amigos dos Doutores da Alegria foi fundada em 1995 graças ao patrocínio da Itaú.
   O número de crianças atendidas cresceu de 1.300 em 1991, no primeiro ano do projeto aqui no Brasil para 17.900 em 1996. E a empresa cresceu junto com este número, graças à visibilidade de mercado que o projeto lhe proporcionou, justamente por diferenciar-se de seus concorrentes que preferem continuar apostando em ações de marketing e dispensam projetos que façam algo de concreto por quem precisa.

   Clique aqui para conferir o case completo.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Comunicação Interpessoal



A comunicação interpessoal é um processo de comunicação diário e interativo que tem como objetivo promover a troca de informações entre mais de duas pessoas. É importante saber transmitir essas informações através das ferramentas e dos meios de comunicação. Essa comunicação pode ser verbal (entrevistar e informar), escrita (relatórios) e não verbal (uso de gestos e símbolos). A informação deve ser sempre bem objetiva e clara.

Para um resultado eficaz, essas infomações têm que ser transmitidas e compreendidas com sucesso. Logo após a troca de informações entre um receptor e um emissor, é necessário acompanhar todos os resultados, com o objetivo de saber se sua mensagem foi bem recebida e entendida. Esse processo de comunicação é chamado de feedback, que permite que vejamos como somos vistos pelos outros. Podemos afirmar também que o feedback é o retorno das informações.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

As dimensões da comunicação organizacional

     Com as mudanças provocadas pelo processo de globalização, as organizações viram a necessidade de buscar e implantar novas formas de comunicação, a fim facilitar seus processos interativos.
     Atualmente a comunicação organizacional pode ser compreendida em três dimensões: humana, instrumental e estratégica. Elas provavelmente ocorram simultaneamente, porém, dependendo do tipo de organização, com níveis de frequência diferentes.
     A dimensão humana valoriza a comunicação interpessoal e tem como objetivos a relação e o entendimento entre as pessoas, interma ou externamente à organização. As organizações são formadas por seres humanos, que em vários contextos (social, cultural, político, econômico) querem atingir seus objetivos, que devem ser baseados em um processo de relação entre os indivíduos. Deve-se pensar a comunicação de maneira crítica e não apenas como transmissão de informações.
     A dimensão instrumental possui o foco nos instrumentos e ferramentas a serem utilizados para a transmissão da informação. Neste ponto de vista não se planeja e não se faz a análise do cenário para ter base uma base concreta para criar o instrumento. Esta dimensão é a mais presente nas organizações.
     A dimensão estratégica considera a comunicação como fator inerente e estratégico para agregar valor às organizações. Por meio dela a empresa consegue se posicionar frente ao mercado, planejando as ações para poder atingir seus públicos estratégicos.

Fonte: KUNSCH, Margarida M. K. Comunicação Organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas

sexta-feira, 24 de abril de 2009

A evolução da Comunicação Organizacional

Com o tempo a Comunicação Organizacional sofre algumas mudanças. Para analisarmos as transformações no ambiente organizacional e o impacto na comunicação organizacional, veremos as características a seguir, que estabelecem um comparativo entre a comunicação organizacional ontem e a comunicação organizacional hoje.

Comunicação Organizacional (ontem)
- Foco nos instrumentos de comunicação
- Poucos investimentos nas áreas (comunicação vista como despesa)
- Nenhuma ou pouca concorrência
- Consumidor dispondo de poucos instrumentos para defesa de seus interesses
- Comunicação fragmentada, isolada
- Valorização da comunicação com o público externo

Comunicação Organizacional (hoje)
- Visão mais ampla, estratégica
- Perspectivas de ampliação nos investimentos na medida em que a comunicação é percebida como essencial
- Mercado altamente competitivo
- Consumidor pleno dos seus direitos
- Comunicação integrada
- Comunicação com todos os público estratégicos (stakeholders)

Com o quadro acima, apresentamos um breve panorama da comunicação organizacional no contexto das organizações tradicionais e das organizações modernas. Para fazer frente a esse cenário de mudanças, a comunicação organizacional adquire um caráter estratégico nas organizações. Podemos afirmar que todo potencial da comunicação organizacional só se revela quando efetivamente a utilizamos de forma estratégica e não apenas instrumental.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Será que existe comunicação integrada nas pequenas empresas?

   Primeiramente é importante ressaltar que uma organização não existe sem comunicação. A diferença é que as comunicações dentro das empresas grandes são planejadas, ou seja, geralmente elas tem um departamento de comunicação, composto por profissionais na maioria das vezes formados em jornalismo, relações públicas e publicidade , no qual, eles utilizam ferramentas e ações para conseguir obter sucesso dentro da empresa, já nas pequenas empresas as ações de comunicação normalmente não são planejadas, elas, simplesmente utilizam ferramentas como websites contendo informações relevantes sobre a empresa, folders, jornal mural e cartões de visita.

   Portanto, o mercado de trabalho para os profissionais de comunicação é imenso, é obvio que é um grande desafio ingressar nessas pequenas empresas e fazer com que os empresários percebam e entendam que ter um departamento de comunicação planejada é importantíssimo para o crescimento e sucesso da empresa.

   Sabemos que as organizações menores não tem tanta condição financeira para investir em ações de comunicação, mas mesmo assim, há opções econômicas que podem utilizar e atender as necessidades dos clientes.

   Observamos então que existe sim comunicação integrada dentro de qualquer empresa, independente do tamanho dela.

   Para quem quiser mais informações sobre esse assunto, indico uma matéria publicada pela revista digital Comunicação empresarial & estratégica, no qual, a jornalista Karla Ehrenberg aborda esse tema profundamente e ainda indica e explica algumas ferramentas de comunicação que as empresas devem usar como: website, boletins eletrônicos, post cards e mural com informações.

Fonte: http://www.comunicacaoempresarial.com.br/rev_comunica5KarlaEhrenberg.htm

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Comunicação empresarial - On line

   Atualmente, há várias formas de obter informações sobre a comunicação organizacional. A internet é um meio que ajuda muito a explorar idéias e opiniões. Um dos canais de conhecimento interessante em comunicação organizacional e relações públicas é o website Comunicação empresarial – On line.

   O site é de responsabilidade da Contexto Comunicação e Pesquisa, que é uma empresa de consultoria/assessoria em Comunicação e que tenta contribuir para o aumento de pessoas criticas na área. Defende a livre circulação de idéias e trabalha relacionado a todas as outras áreas de comunicação, não só relações públicas.

   O site inclui artigos, documentos e bibliografias sobre diversos temas e assuntos, além de apresentar alguns conceitos e definições em Comunicação Empresarial. Há também um espaço para discussão, entre outras coisas. Vale a pena acessar:

      Comunicaçaõ Empresarial On - Line

Fonte da imagem: http://www.comunicacaoempresarial.com.br/index.htm

terça-feira, 21 de abril de 2009

Benefício dos cursos extracurriculares à carreira

Eles ajudam a obter contatos além de oferecer conteúdo diferenciado, o que hoje em dia num mercado tão disputado, é essencial para o destaque dos demais. Além disso, funcionam como uma forma de “reciclagem” do profissional, deixando-o atualizado e bem preparado para as novas tecnologias do mercado de trabalho.
Aqui estão alguns cursos relacionados ao temas postados no blog:

Curso: Estudos de Comunicação Organizacional numa perspectiva crítica
Promoção:
ABRAPCORP - PPGCOM/USP - ECA/USPData e horário: 2, 4 e 5 de maio de 2009 - 13h às 18h
Local: Escola de Comunicações e Artes - ECA/USPAv. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443Cidade Universitária, São Paulo, SP
Professor: Dennis Mumby (University of North Carolina at Chapel Hill)
Taxa de inscrição: R$300,00 (50% de desconto para associados Abrapcorp e inscritos III Abrapcorp 2009)
Inscrições: ABERTAS. Envie e-mail para cursos@abrapcorp.org.br, com o Subject: Inscrição - NOME DO INSCRITO, com os seguintes dados no corpo do e-mail: Nome, CPF, Telefone, E-mail, Endereço Completo e se é associado ou está inscrito no III Abrapcorp 2009, para gozar do desconto de 50% na inscrição. Só serão aceitas as inscrições que contiverem todos os dados solicitados para emissão do boleto.

Curso:
Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos
Instituição:
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
Área: Empresa
Descrição: É possível atrair e reter na empresa pessoas engajadas, capazes de planejar e realizar as mudanças necessárias ao fortalecimento da imagem da organização, tornando-a apta a enfrentar a concorrência e a responder às exigências do ambiente externo. A comunicação interna valoriza, primeiramente, os públicos (clientes) internos, com vistas à melhoria dos processos de gestão do relacionamento com os clientes externos.
Tipo de Curso: Formação Continuada / Extensão
Acesso: Presencial
Duração: 360 Hora(s) Início: 13 de março de 2009Término: 19 de dezembro de 2009
Horário: Sextas-feiras, das 19h às 22h30 e sábados, das 8h às 11h40 e das 12h30 às 15h50.
Objetivos: Estudar e analisar a participação e influência do público (cliente) interno nos processos de decisão e busca de vantagem competitiva da organização, capacitando seus gestores para um posicionamento mercadológico pró-ativo.
Investimento: 15 parcelas de R$ 464,0013 parcelas de R$ 531,0010 parcelas de 680,0005 parcelas de 1.326,00À vista R$ 6.496,00
Local de Realização: IEC PUC Minas na Praça da Liberdade
Endereço: Av. Brasil, 2.023, Praça da Liberdade
Telefone: 0800 283 3280

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Livro - Faces da cultura e da comunicação organizacional

Autora – Marlene Marchiori
Editora Difusão

   A obra Faces da Cultura e da comunicação organizacional apresenta descobertas no campo dos relacionamentos. O livro mostra que os profissionais de comunicação são requisitados no desempenho de duas novas funções: visualizar e construir o futuro das organizações. Ele revela uma realidade cultural, formada por meio da comunicação, na sua construção de significados. Por não conseguir ver tantas faces sozinho, ela oferece a visão de convidados ilustres na área de comunicação e cultura organizacional como Paulo Nassar, Margarida Kunsch, Maria do Carmo Reis, Alexandre de Pádua Carrieri, Alfredo Rodrigues Leite-da-Silva, Maria José Guerra, Flávio Valsani, Adriano Maricato dentre outros, que partilham com o leitor seus conhecimentos. No fechamento, Marlene Marchiori, relata sua descoberta e apresenta uma proposta de um instrumento qualitativo de pesquisa na área de Cultura e Comunicação organizacional. Essa obra é indispensável para gestores e profissionais de comunicação.

   Marlene Marchiori é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina, relações públicas e pesquisadora. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com vivência na Notthingham Trent University no Theory, Culture and Society Centre. Graduada em Comunicação Social e Administração de Empresas. Professora convidada da ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. É autora de artigos relacionados à comunicação interna, cultura organizacional e relações públicas em diversas fontes de informação. É sócia da March Comunicação e consultora com experiência em diferentes organizações.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Mensuração dos resultados da Comunicação Organizacional Integrada

Muitos empresários acreditam que investir em comunicação é uma forma de gerar mais custos, não percebendo a importância dessa área para a imagem e a reputação da empresa. Por isso é essencial que as organizações mensurem seus resultados para comprovarem o valor desse departamento.
Saber mensurar é medir os resultados, ou seja, é mostrar para a Alta Administração os efeitos positivos da Comunicação Organizacional Integrada. Também é fundamental que o setor de comunicação organizacional divulgue para as outras áreas da empresa que esse investimento não é desnecessário.

Para entender um pouco melhor sobre esse assunto, veja o vídeo abaixo, no qual o professor Dr. Mitsuru Yanaze, da ECA-USP, fala deste tema.





Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=l5JYdPp-ZSo

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Comunicação Mercadológica e Institucional




















Fonte da imagem: Margarida Maria Krohling Kunsch


   Outras duas áreas que fazem parte da comunicação organizacional integrada são a comunicação mercadológica e a institucional.
   A comunicação mercadológica pode ser entendida como a responsável pelas ações de uma organização a fim de reforçar a imagem de seus produtos e serviços. Ela se utiliza do marketing para realizar suas ações e gerenciar os negócios que direcionam a empresa no mercado. Para isso emprega ações publicitárias, promoção de vendas e muitas outras ferramentas para atingir seu público.Não se deve confundir a comunicação mercadológica com o marketing, pois ele auxilia a realização das atividades para manter ou melhorar a imagem organizacional dentro de seu segmento, tornando as marcas mais conhecidas.
   A comunicação institucional tem como principal objetivo preservar e consolidar a imagem da organização perante o mercado, e construir uma identidade por meio de uma gestão estratégica. Utiliza-se sua missão, visão e valores para destacar suas qualidades e conquistar a simpatia, credibilidade e confiança de seus públicos.
   Esta área da comunicação integrada contribui para a formação da personalidade de uma organização perante a sociedade. Deve-se investir utilizando instrumentos como as relações públicas, que gerencia a comunicação, o jornalismo, a assessoria de imprensa, o marketing cultural, entre muitos outros
   É possível perceber a importância deste mix da comunicação nas organizações, para que todos atuem simultaneamente e alcancem o equilíbrio.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Comunicação Administrativa e Interna

    A comunicação administrativa tem a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais, ela também ajuda a informar regras e normas da organização.
    Algumas características dessa comunicação são: caráter prioritariamente informativo, conversação em prol da boa execução de tarefas, instruções, diretrizes, informações técnicas ou acontecimentos administrativos e operacionais.
    Enfim, trata-se do suporte informacional normativo da organização, que tem um caráter instrumental: instrutiva, de comando, informativa.
    Para o funcionamento dessa comunicação existem algumas barreiras, como as organizacionais (distância física entre os funcionários, especializações de funções e relação de poder, autoridade e status), interpessoais, geográficas e temporais.
    Já a comunicação interna é caracterizada por objetivos bem definidos que tendem viabilizar a interação da organização com seus funcionários. Os seus objetivos principais são: informar, convencer sobre alguma idéia, motivar e criar espírito de equipe (integrar).
    É importante lembrar que a comunicação interna não pode ser confundida com a comunicação administrativa, como vimos, a comunicação administrativa é prioritariamente informativa e tem conhecimento sobre gestão administrativa da organização e sobre o que o funcionário pode contribuir em prol da boa operacionalidade das tarefas, e a comunicação interna é persuasiva, pretende convencer e procura o apoio dos funcionários para que possam aderir a determinadas idéias e objetivos da organização.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Comunicação Organizacional Integrada

   Com tantas organizações hoje em dia no mercado, as empresas necessitam de comunicação para poder se manter nesse mundo globalizado, no qual, ocorrem diversas mudanças. Cabe então, ao empreendedor se adaptar da melhor forma possível no que está acontecendo no mundo e assim obter uma boa imagem e atender as necessidades dos seus públicos.
   Para isso, surgiu a comunicação organizacional integrada, que é uma filosofia que conduz a semelhança das variadas áreas, tornando possível uma ação simultânea e comum. Ela se presumi a uma junção de quatro grandes comunicações, são elas: comunicação administrativa, comunicação interna, comunicação mercadológica e comunicação institucional. Apesar das diferenças entre elas, uma completa a outra a propósito de alcançar o objetivo de ajudar as organizações com ações estratégicas e bem pensadas, atingindo assim, a meta das empresas.
   Nas próximas postagens, iremos explicar detalhadamente cada uma dessas quarto comunicações que possui a comunicação integrada.

   Para quem quiser se informar mais sobre esse assunto, gostaria de indicar um vídeo gravado por um programa chamado "Desenrola", no qual, a Margarida Maria Krohling Kunsch, coordenadora e professora do curso de Relações Públicas da Universidade de São Paulo, defini comunicação integrada, esclarecendo dúvidas de alguns alunos.


Depoimento da Margarida Kunsch sobre o comunicação integrada:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=XysYeQQ0xAg

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Abrapcorp 2009

      Antigamente as organizações eram principalmente focadas para os fatores empresariais e econômicos, hoje, com a globalização e a mudança de comportamento da sociedade que questiona cada vez mais essas organizações, é necessário um relacionamento, uma comunicação nesse contexto das organizações. É um campo abrangente que diz sobre todas as atividades comunicacionais, aplicando-se a qualquer tipo de organização – pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs, fundações etc.-, não apenas ao que se denomina “empresa”.

      Visto a importância do tema, a ABRAPCORP (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas) estará fazendo um congresso na FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação em São Paulo, que correrá nos dias 28 a 30 de abril de 2009. O III Abrapcorp tem como tema principal Comunicação, humanização e organizações e contará com muitos profissionais na área. Além disso, tem a preocupação em ampliar conhecimentos que permita explorar essas organizações e ser possível a discussão dessa nova visão da sociedade.

      Para maiores informaçoes acesse o site: http://www.abrapcorp.org.br/congresso/

Obs: Fonte da imagem: http://www.abrapcorp.org.br/

Bem vindos

Fonte: http://www.crioasas.blogspot.com/


   Somos alunas do terceiro semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo e criamos junto á disciplina de Comunicação Organizacional esse blog para informar e divulgar possíveis acontecimentos sobre a área. Aqui você obterá informações sobre congressos e palestras, comentários sobre as aulas ministradas pela professora Claudia Rebechi (responsável pela disciplina), resenhas de livros e revistas, cases e entrevistas inéditas com professores,pesquisadores e profissionais ligados a comunicação organizacional.
  A comunicação organizacional abrange todas as formas de comunicação utilizadas pela organização para se relacionar e interagir com as pessoas.Fazem parte da comunicação organizacional o conhecimento e o estudo dos grupos de interesse de uma instituição, os públicos (grupos de
interesse de uma instituição) e o planejamento de práticas de comunicação nos âmbitos interno e externo.
  Acompanhe diariamente nosso blog, que ficará sempre atualizado.