Com o tempo a Comunicação Organizacional sofre algumas mudanças. Para analisarmos as transformações no ambiente organizacional e o impacto na comunicação organizacional, veremos as características a seguir, que estabelecem um comparativo entre a comunicação organizacional ontem e a comunicação organizacional hoje.
Comunicação Organizacional (ontem)
- Foco nos instrumentos de comunicação
- Poucos investimentos nas áreas (comunicação vista como despesa)
- Nenhuma ou pouca concorrência
- Consumidor dispondo de poucos instrumentos para defesa de seus interesses
- Comunicação fragmentada, isolada
- Valorização da comunicação com o público externo
Comunicação Organizacional (hoje)
- Visão mais ampla, estratégica
- Perspectivas de ampliação nos investimentos na medida em que a comunicação é percebida como essencial
- Mercado altamente competitivo
- Consumidor pleno dos seus direitos
- Comunicação integrada
- Comunicação com todos os público estratégicos (stakeholders)
Com o quadro acima, apresentamos um breve panorama da comunicação organizacional no contexto das organizações tradicionais e das organizações modernas. Para fazer frente a esse cenário de mudanças, a comunicação organizacional adquire um caráter estratégico nas organizações. Podemos afirmar que todo potencial da comunicação organizacional só se revela quando efetivamente a utilizamos de forma estratégica e não apenas instrumental.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário