quarta-feira, 15 de abril de 2009

Comunicação Administrativa e Interna

    A comunicação administrativa tem a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais, ela também ajuda a informar regras e normas da organização.
    Algumas características dessa comunicação são: caráter prioritariamente informativo, conversação em prol da boa execução de tarefas, instruções, diretrizes, informações técnicas ou acontecimentos administrativos e operacionais.
    Enfim, trata-se do suporte informacional normativo da organização, que tem um caráter instrumental: instrutiva, de comando, informativa.
    Para o funcionamento dessa comunicação existem algumas barreiras, como as organizacionais (distância física entre os funcionários, especializações de funções e relação de poder, autoridade e status), interpessoais, geográficas e temporais.
    Já a comunicação interna é caracterizada por objetivos bem definidos que tendem viabilizar a interação da organização com seus funcionários. Os seus objetivos principais são: informar, convencer sobre alguma idéia, motivar e criar espírito de equipe (integrar).
    É importante lembrar que a comunicação interna não pode ser confundida com a comunicação administrativa, como vimos, a comunicação administrativa é prioritariamente informativa e tem conhecimento sobre gestão administrativa da organização e sobre o que o funcionário pode contribuir em prol da boa operacionalidade das tarefas, e a comunicação interna é persuasiva, pretende convencer e procura o apoio dos funcionários para que possam aderir a determinadas idéias e objetivos da organização.

11 comentários:

  1. a comunicação e uma forma de conhecimento e desenvolvimento de funcionariso de uma empresa.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei,me esclareceu muito. Não vi nada de mal escrito. È que simplismente ALGUMAS pessoas não sabem compreender.

    ResponderExcluir
  3. como tem gente qque perde tempo criticando alguem que nao ganhou nada por ajudar! obrigado carlinha!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo trabalho já é referencia de pesquisa em estudo de comunicação interna obrigado

    ResponderExcluir
  5. Bem esclarecedor gostei.
    me ajudou muito.

    ResponderExcluir