quinta-feira, 23 de abril de 2009

Será que existe comunicação integrada nas pequenas empresas?

   Primeiramente é importante ressaltar que uma organização não existe sem comunicação. A diferença é que as comunicações dentro das empresas grandes são planejadas, ou seja, geralmente elas tem um departamento de comunicação, composto por profissionais na maioria das vezes formados em jornalismo, relações públicas e publicidade , no qual, eles utilizam ferramentas e ações para conseguir obter sucesso dentro da empresa, já nas pequenas empresas as ações de comunicação normalmente não são planejadas, elas, simplesmente utilizam ferramentas como websites contendo informações relevantes sobre a empresa, folders, jornal mural e cartões de visita.

   Portanto, o mercado de trabalho para os profissionais de comunicação é imenso, é obvio que é um grande desafio ingressar nessas pequenas empresas e fazer com que os empresários percebam e entendam que ter um departamento de comunicação planejada é importantíssimo para o crescimento e sucesso da empresa.

   Sabemos que as organizações menores não tem tanta condição financeira para investir em ações de comunicação, mas mesmo assim, há opções econômicas que podem utilizar e atender as necessidades dos clientes.

   Observamos então que existe sim comunicação integrada dentro de qualquer empresa, independente do tamanho dela.

   Para quem quiser mais informações sobre esse assunto, indico uma matéria publicada pela revista digital Comunicação empresarial & estratégica, no qual, a jornalista Karla Ehrenberg aborda esse tema profundamente e ainda indica e explica algumas ferramentas de comunicação que as empresas devem usar como: website, boletins eletrônicos, post cards e mural com informações.

Fonte: http://www.comunicacaoempresarial.com.br/rev_comunica5KarlaEhrenberg.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário