quinta-feira, 16 de abril de 2009

Comunicação Mercadológica e Institucional




















Fonte da imagem: Margarida Maria Krohling Kunsch


   Outras duas áreas que fazem parte da comunicação organizacional integrada são a comunicação mercadológica e a institucional.
   A comunicação mercadológica pode ser entendida como a responsável pelas ações de uma organização a fim de reforçar a imagem de seus produtos e serviços. Ela se utiliza do marketing para realizar suas ações e gerenciar os negócios que direcionam a empresa no mercado. Para isso emprega ações publicitárias, promoção de vendas e muitas outras ferramentas para atingir seu público.Não se deve confundir a comunicação mercadológica com o marketing, pois ele auxilia a realização das atividades para manter ou melhorar a imagem organizacional dentro de seu segmento, tornando as marcas mais conhecidas.
   A comunicação institucional tem como principal objetivo preservar e consolidar a imagem da organização perante o mercado, e construir uma identidade por meio de uma gestão estratégica. Utiliza-se sua missão, visão e valores para destacar suas qualidades e conquistar a simpatia, credibilidade e confiança de seus públicos.
   Esta área da comunicação integrada contribui para a formação da personalidade de uma organização perante a sociedade. Deve-se investir utilizando instrumentos como as relações públicas, que gerencia a comunicação, o jornalismo, a assessoria de imprensa, o marketing cultural, entre muitos outros
   É possível perceber a importância deste mix da comunicação nas organizações, para que todos atuem simultaneamente e alcancem o equilíbrio.

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