
Post baseado na aula sobre o capítulo 1 do livro “O que é comunicação estratégica nas organizações? , das autoras: Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula.
Fonte da imagem: Margarida Maria Krohling Kunsch
Outras duas áreas que fazem parte da comunicação organizacional integrada são a comunicação mercadológica e a institucional.
A comunicação mercadológica pode ser entendida como a responsável pelas ações de uma organização a fim de reforçar a imagem de seus produtos e serviços. Ela se utiliza do marketing para realizar suas ações e gerenciar os negócios que direcionam a empresa no mercado. Para isso emprega ações publicitárias, promoção de vendas e muitas outras ferramentas para atingir seu público.Não se deve confundir a comunicação mercadológica com o marketing, pois ele auxilia a realização das atividades para manter ou melhorar a imagem organizacional dentro de seu segmento, tornando as marcas mais conhecidas.
A comunicação institucional tem como principal objetivo preservar e consolidar a imagem da organização perante o mercado, e construir uma identidade por meio de uma gestão estratégica. Utiliza-se sua missão, visão e valores para destacar suas qualidades e conquistar a simpatia, credibilidade e confiança de seus públicos.
Esta área da comunicação integrada contribui para a formação da personalidade de uma organização perante a sociedade. Deve-se investir utilizando instrumentos como as relações públicas, que gerencia a comunicação, o jornalismo, a assessoria de imprensa, o marketing cultural, entre muitos outros
É possível perceber a importância deste mix da comunicação nas organizações, para que todos atuem simultaneamente e alcancem o equilíbrio.
Com tantas organizações hoje em dia no mercado, as empresas necessitam de comunicação para poder se manter nesse mundo globalizado, no qual, ocorrem diversas mudanças. Cabe então, ao empreendedor se adaptar da melhor forma possível no que está acontecendo no mundo e assim obter uma boa imagem e atender as necessidades dos seus públicos.
Para isso, surgiu a comunicação organizacional integrada, que é uma filosofia que conduz a semelhança das variadas áreas, tornando possível uma ação simultânea e comum. Ela se presumi a uma junção de quatro grandes comunicações, são elas: comunicação administrativa, comunicação interna, comunicação mercadológica e comunicação institucional. Apesar das diferenças entre elas, uma completa a outra a propósito de alcançar o objetivo de ajudar as organizações com ações estratégicas e bem pensadas, atingindo assim, a meta das empresas.
Nas próximas postagens, iremos explicar detalhadamente cada uma dessas quarto comunicações que possui a comunicação integrada.
Para quem quiser se informar mais sobre esse assunto, gostaria de indicar um vídeo gravado por um programa chamado "Desenrola", no qual, a Margarida Maria Krohling Kunsch, coordenadora e professora do curso de Relações Públicas da Universidade de São Paulo, defini comunicação integrada, esclarecendo dúvidas de alguns alunos.
Depoimento da Margarida Kunsch sobre o comunicação integrada: