As Organizações Não Governamentais, como são mais conhecidas, tem ganhado cada vez mais importância na sociedade. Muitas organizações com este perfil não se preocupam, ou não tem o conhecimento, da necessidade de implantar a comunicação estratégica.
Já existem ONGs que utilizam a comunicação para mostrar à sociedade qual é sua atuação e quais são seus objetivos. Para poder desenvolver o ideal de uma sociedade democrática e principalmente a intenção de criar meios, estratégias de conquistas a justiça social.
O Terceiro Setor necessita desta ferramenta para sua sobrevivência e também para poder reforçar suas ações. Mas para isso, precisa trabalhar sua imagem como qualquer outro tipo de organização. Construindo uma boa imagem, de transparência e credibilidade, é possível conseguir o apoio de outros setores que ajudarão em sua causa.
Neste ponto, o relacionamento com a mídia se torna um fator a ser considerado. Estabelecendo um bom relacionamento e fornecendo à mídia as informações necessárias, é possível mostrar quem é a organização e construir a imagem que facilitará todo seu trabalho.
A mídia é apenas um dos públicos das ONGs. Estas devem trabalhar também a sua comunicação interna. O público interno deve estar bem informado para se sentir integrado ao meio e assim poder realizar o trabalho com mais compromisso.
Entre estas características e muitas outras, a comunicação estratégica deve sem implantada no Terceiro Setor. Desta maneira fica mais fácil atingir seus objetivos e transformar a realidade social.
Fonte das informações: http://www.comtexto.com.br/2convicomcctsDinahMenezes.htm
um fator facilitador na formação de imagem e branding das ongs é a impatia que ela, pela origem social, carrega junto aos públicos. terceiro setor é um nicho interessante para profissionais da comunicaçao, colegas meus que já estagiaram sem renumeração em ongs hoje foram contratados e realizam belos projetos
ResponderExcluirabraços,
Mateus d'Ocappuccino