terça-feira, 2 de junho de 2009

Case - Credicard S.A.

   A administradora de cartões de credito, Credicard S.A., em abril do ano de 1988, iniciou um patrocínio a nadadora Renata Agondi, divulgado pela imprensa, no qual a empresa pagaria gastos de viagem, estadia, alimentação e inscrições, além de um acompanhante, que foi sua amiga e treinadora Judith Russo, para a turnê de dois meses da atleta pela Europa. Renata participaria de quatro significantes provas, sendo que sua última seria na travessia Canal da Mancha.
   No mês de julho, iniciaram suas provas na Itália e Renata obteve ótimos lugares nas três primeiras, sendo assim, faltaria então apenas a última prova, que seria realizada na travessia Canal da Mancha. Com tantas expectativas positivas, tudo parecia estar previsto pela Credicard e a agência Burson-Marsteller, exceto um acidente fatal. A Renata Agondi, depois de dez horas de nado, na travessia do Canal da Mancha, faleceu. E para piorar, sua acompanhante, Judith, foi acusada de "não dar assistência a pessoa em perigo", pela Casa de Detenção de Loos.
Portanto, um projeto pela Credicard que tinha tudo para dar certo, resultou em uma fatalidade, no qual profissionais de comunicação teria que reverter o caso para não prejudicar sua imagem.

   Objetivo: Sustentar a imagem da Credicard como uma organização séria e confiável diante seus públicos, colaboradores e imprensa, contando apenas verdades, ou seja, ser transparente perante essa situação.

   Ações: Ao mesmo tempo, ações eram tomadas para liberação de Judith e outras voltadas ao falecimento de Renata.
Ações como: encaminhar para a França, um executivo para adiar a liberação do corpo da atleta, além de prestar apoio a Judith Russo; contratar um advogado junto ao tribunal de Boulogne-sur-Mer e a um pagamento de fiança para a libertação de Judith da casa de detenção, portanto, após sair de lá foi para um hotel em Paris para aguardar sua próxima audiência; contato frequentemente com a família de Renata e contratação de funerária.
   Após a chegada de Judith, a imprensa estava ansiosamente aguardando um pronunciamento dela, mas como ela havia chegado recentemente, estava cansada, só depois de alguns dias resolveu falar. Para isso, ela compareceu a Credicard, recebeu um treinamento de como lidar diante a imprensa.

   Resultados: Apesar de tudo, a Credicard, conseguiu seguir bem em todos os momentos sendo transparente diante a imprensa, públicos e sociedade. Manteve sua postura nesse caso trágica, do início ao fim.
As ações foram tomadas corretamente e os problemas foram solucionados.
Através de uma pesquisa, a Credicard conseguiu resultados positivos desse caso, portanto, o trabalho e as ações obteram sucesso e a empresa conseguiu se sair bem diante essa situação inesperada.

Fonte do case: http://www.conrerp2.org.br/index.phpmact=News,cntnt01,detail,0&cntnt01articleid=415&cntnt01detailtemplate=POP&cntnt01returnid=125
Fonte da imagem: www.credicard.com.br

Um comentário:

  1. Belo case Thaíse.

    Algo parecido ocorre agora. Um shopping, nao lembro nome, de SP fez uma promoção para o dia dos namorados, quem compra acima de um valor concorre a uma viagem a Paris. Ótima promoção, se nao fosse o ultimo ocorrido com o voo da Air France. Como prever? As pessoas associam instintivamente e nós RP necessitamos lidar com estes imprevisto, como a CrediCar, com transparencia e agilidade.

    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

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