quinta-feira, 4 de junho de 2009

A importância da comunicação no Terceiro Setor

   As Organizações Não Governamentais, como são mais conhecidas, tem ganhado cada vez mais importância na sociedade. Muitas organizações com este perfil não se preocupam, ou não tem o conhecimento, da necessidade de implantar a comunicação estratégica.
   Já existem ONGs que utilizam a comunicação para mostrar à sociedade qual é sua atuação e quais são seus objetivos. Para poder desenvolver o ideal de uma sociedade democrática e principalmente a intenção de criar meios, estratégias de conquistas a justiça social.
   O Terceiro Setor necessita desta ferramenta para sua sobrevivência e também para poder reforçar suas ações. Mas para isso, precisa trabalhar sua imagem como qualquer outro tipo de organização. Construindo uma boa imagem, de transparência e credibilidade, é possível conseguir o apoio de outros setores que ajudarão em sua causa.
   Neste ponto, o relacionamento com a mídia se torna um fator a ser considerado. Estabelecendo um bom relacionamento e fornecendo à mídia as informações necessárias, é possível mostrar quem é a organização e construir a imagem que facilitará todo seu trabalho.
   A mídia é apenas um dos públicos das ONGs. Estas devem trabalhar também a sua comunicação interna. O público interno deve estar bem informado para se sentir integrado ao meio e assim poder realizar o trabalho com mais compromisso.
   Entre estas características e muitas outras, a comunicação estratégica deve sem implantada no Terceiro Setor. Desta maneira fica mais fácil atingir seus objetivos e transformar a realidade social.

Fonte das informações: http://www.comtexto.com.br/2convicomcctsDinahMenezes.htm

Um comentário:

  1. um fator facilitador na formação de imagem e branding das ongs é a impatia que ela, pela origem social, carrega junto aos públicos. terceiro setor é um nicho interessante para profissionais da comunicaçao, colegas meus que já estagiaram sem renumeração em ongs hoje foram contratados e realizam belos projetos

    abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir